Instituto de Terapia Familiar de Minas Gerais :: ITF - MG :: Promovendo a saúde emocional e social do ser humano
MEU CARRINHO
0 cursos adicionados
R$ 0,00
ver meu carinho de compras
O QUE DIZEM SOBRE NÓS

Neide Teixeira Ribeiro

“Adorei o curso "A Formação do Casal", o conteúdo foi sintético, mas objetivo, e a Denise Magalhães foi excelente nos vídeos,, oferecendo uma explicação muito objetiva e clara do conteúdo! Parabéns!”

Maylu Souza

“No curso "A Formação do Casal", o conteúdo foi muito construtivo e detalhado. Gostei das aulas, dos vídeos, tudo bem elaborado e explicado. Espero que tenham mais cursos online, moro no interior da BA”

Giselle Teixeira Leal Diniz

“Os cursos oferecidos pelo ITFMG são ótimos!Já fiz 3, online, e pretendo continuar! Videoaulas claras, textos que complementam a aprendizagem e o acompanhamento da facilitadora (Denise) é excelente!!!”

Valdeci Santos

“Gostaria de parabenizá-la pelo curso, por sua forma bem didática e objetiva de transmitir os conteúdos. 15 setembro 2014”

Sue Ellen Ibarra Bibiano

No curso "Formação do Casal" a metodologia utilizada é de fácil compreensão, o material é de ótima qualidade e de fácil acesso. Só tenho a agradecer pelo conhecimento e experiência adquiridas. 18/09/14

O QUE FAZEMOS

Atendimento Clínico | Psicoterapia

    É o tratamento psicológico tradicionalmente conhecido, cujas principais funções são auxiliar o sujeito a conhecer suas possibilidades e seus limites, trabalhar as relações interpessoais, entre outras demandas específicas de cada um.

     

    Diferente do pensamento comum, o casal é constituído de três sujeitos: eu, tu e nós.

    Eu e tu somos aqueles que viemos de diferentes histórias de vida, nos conhecemos e desejamos nos unir.

    Dessa união produzimos um terceiro sujeito: NÓS.

    O grande desafio dos casais é articular de forma satisfatória as necessidades dos três sujeitos: eu, tu, nós. 

    Existem didaticamente três focos de trabalho em terapia de casal: 

    • Promoção
    • Prevenção
    • Tratamento

    A promoção refere-se à saúde emocional e à descoberta de recursos individuais ou relacionais capazes de produzir novas formas de bem-estar.

    A prevenção visa trabalhar com aspectos presentes na relação conjugal que podem ser modificados ou melhorados, evitando o aparecimento de sintomas.

    O tratamento aplica-se ao casal cuja vitalidade conjugal já não é mais capaz de operar mudanças satisfatórias na vida em comum.

    A psicoterapia de casal pode trabalhar nos três focos, no entanto, cada casal encontra-se num tempo de convivência e apresenta uma necessidade mais evidente de trabalho.

     

    As histórias familiares são tecidas de diversas formas: algumas possuem vínculos firmes e laços resistentes, são contínuas e promovem a sensação de pertencimento. Outras histórias são atravessadas pela descontinuidade, pela ausência, pelo temor, vergonha ou material não confessável.

    Com heróis ou vilões, cada família apresenta seu próprio desenho.

    As imagens a seguir representam associações entre dinâmicas familiares e diferentes tecidos. São apenas descrições feitas a partir de nossa vivência. Na prática, toda família é muito mais rica em potencial e possibilidades que qualquer definição que possamos fazer.

    Tessituras firmes

    tessitura firme

    Este tecido firme e harmônico simboliza uma trama familiar bem entrelaçada e fortalecida. Caracteriza famílias nas quais cada elemento do grupo tem seu espaço e função bem definidos. São famílias que crescem como um todo e promovem o desenvolvimento de cada integrante. Podem ser simbolizadas por uma tessitura firme como este desenho.

    Tessituras desgastadas

    tessitura desgastada

    Este tecido retrata famílias que sofreram traumas não recuperados. A dor é vivida como desagregadora. A família não opera novos vínculos, não resignifica o passado. Possui baixo índice de resiliência. O sofrimento deixa lacunas e enfraquece o desenvolvimento familiar.

     

     

    Pontos que não se encontram

    pontos que nao se encontramEssa imagem faz referência a sujeitos presentes na configuração familiar sempre discordantes entre si, muitas vezes vivem em oposição, não se unem em ideais mas também não se separam. Essa imagem em paralelo pode sinalizar uma não comunhão. Andar ao lado sem estar com.

    Nós que não se desatam

    nós que não se desatamOs nós estão presentes no ciclo vital da família e podem representar bloqueios e impedimentos. Aqueles que não se desatam comprometem a configuração familiar harmônica, causando muitas vezes uma equação polarizada entre os sujeitos: sobrecarregado/folgado ou perseguidor/perseguido. Pode levar, em casos mais graves, à co-dependência.

    Espaços vazios bem configurados

    espaços vazios bem configuradosEsta trama simboliza a permissão para a criatividade, para o silêncio, para a ausência, a permissão para o que ainda não foi construído. É o tempo operando sua função. Espaços vazios bem configurados moldam o espaço para o que pode vir a ser.

     

         Espaços corroídos

    espaços corroidosEsta configuração lembra histórias familiares cujas vivências, num determinado período, causaram rompimento de vínculos, sofrimentos não reparados, afastamento, descontinuidade, interrupção. Integrantes desse desenho podem apresentar sensação de estranheza e não pertencimento ou podem elaborar a ruptura e se tornarem, por exemplo, agentes mediadores ou conciliadores e construírem pontes em várias funções sociais. Tudo depende da forma de elaboração do trauma.

    Ocorrências que se repetem em gerações

    ocorrencias que se repetem

    Nessa imagem, o fio que perpassa as colunas deixa seu rastro em cada uma delas. As colunas podem ser consideradas as gerações e o fio, uma ocorrência repetitiva, como por exemplo mortes por acidentes, histórias de alcoolismo, doenças mentais graves, suicídios. As repetições dessas ocorrências em várias gerações as atravessam como profecias. Fatos que aconteceram na primeira geração e se repetiram na segunda podem alcançar a terceira geração como uma profecia a ser cumprida. No entanto, as profecias podem ser transformadas, quando a "herança" é metabolizada.

     

    Tecidos remendados com pontos firmes

    tecidos remendados com pontos firmes

    Esse tecido traz a imagem de um pano desgastado e remendado com pontos firmes.
    Podemos associar à imagem do tecido corroído, famílias cuja figura central perdeu sua função por adoecimento, velhice, loucura...
    Já os pontos firmes sinalizam outros elementos presentes na família que se desdobram para manter a coesão familiar.
    Frequentemente essa dinâmica familiar apresenta um lugar mítico que deve se perpetuar, independentemente de quem o ocupe.

    Rede de apoio familiar

    rede de apoio familiar

    É o entorno social que vitaliza e garante vida do grupo familiar: vizinhos, família extensa, amigos, comunidade religiosa, escola, hospitais, creches... Somos todos nós, quando sustentamos o lugar de apoio e responsabilidade social.

     

    Famílias sem rede

    familias sem rede

    É o fim DE LINHA, fim DA LINHA, ausência de continuidade, desamparo social. É a cena que se repete quando deixamos de cumprir nossa parcela de responsabilidade em relação ao outro.

     

     

     

     

    A função da Terapia Familiar é fazer circular o tecido familiar (a história da família) nas várias mãos que o compõem. É permitir a identificação de rasgaduras, buracos, pontos de união, fibras fortalecidas. É permitir a formação de novos desenhos na medida da possibilidade de cada integrante dessa história.

    Dispomos de equipe de profissionais especializados em terapia da família e casal.

    Dica: Ao procurar psicoterapia de família ou casal, certifique-se se o profissional está devidamente credenciado nos órgãos que regularizam esta especialidade.

    Profissionais credenciados são sérios, estudiosos e comprometidos com a profissão.

    Marcar entrevistas pelo tel: (32)3061.2460.

    Profissionais inscritos no Instituto de Terapia Familiar de Minas Gerais

     

Oficinas

    Trabalho vivencial focado no desenvolvimento da saúde emocional dos casais.

    Desenvolvimento do trabalho:

    Esta oficina tem o objetivo de levar os casais a percorrer um caminho de reconhecimento de si memso e da relação, através da vivência dos quesitos abaixo:

    Família de origem
    Padrões relacionais
    Recursos pessoais
    Comunicação
    Imagem Real x Imagem Ideal
    Fatores de risco x fatores de proteção
    O Eu Conjugal

    Entre em contato e deixe seu interesse.

     

     

Projetos Sociais – Responsabilidade Social:

O que é?
É uma proposta de acolhimento da demanda das Instituições Parceiras do ITF-MG.

Como funciona?
1. Recebemos a solicitação da Instituição Parceira de atendimento a famílias ou casais
2. Agendamos com o usuário encaminhado a entrevista preliminar
3. Identificamos com o usuário a demanda de tratamento
4. Encaminhamos para o procedimento adequado

Hoje, o ITF-MG oferece dois modelos de tratamento psicológico para usuários da rede pública:
1. Roda de Terapia Comunitária Integrativa
2. Psicoterapia de famílias ou casais (realizada por alunos inscritos no curso de Pós-Graduação do ITF-MG)

As entrevistas são agendadas pelo telefone: (32) 3061-2460.

 

    O que é / Objetivos
    As Rodas de Terapia Comunitária são um espaço de partilha de vivências onde, através da palavra e da escuta respeitosa, os integrantes vão construindo vínculos de apoio e soluções para seus problemas cotidianos. As rodas permitem construir redes solidárias de promoção de vida e saúde, assim como a mobilização dos recursos e competências dos indivíduos.

    Local
    ITF-MG

    Rua Halfeld 414 sala 703/ Centro - Juiz de Fora (MG).

    Aguardem dias e horários.

     
    As rodas são gratuitas e abertas ao público. É só chegar e participar.
    Vem! Entra na roda você também!

     

    É um trabalho sobre a saúde emocional dos casais. Os objetivos visam descobrir recursos que possam qualificar a relação, refletir sobre os fatores de risco e proteção da conjugalidade, prevenir quanto possível intervenções terapêuticas.

ÁREA DO ALUNO

esqueci minha senha cadastre-me