(32) 99967-1361
  • Home
  • O Instituto
  • Psicoterapia
  • Cursos Presenciais
  • Cursos Online
  • Equipe
  • Fale Conosco

Psicoterapia

É o tratamento psicológico tradicionalmente conhecido, cujas principais funções são auxiliar o sujeito a conhecer suas possibilidades e seus limites, trabalhar as relações interpessoais, entre outras demandas específicas de cada um.

 

 

Diferente do pensamento comum, o casal é constituído de três sujeitos: eu, tu e nós.

Eu e tu somos aqueles que viemos de diferentes histórias de vida, nos conhecemos e desejamos nos unir.

Dessa união produzimos um terceiro sujeito: NÓS.

O grande desafio dos casais é articular de forma satisfatória as necessidades dos três sujeitos: eu, tu, nós. 

Existem didaticamente três focos de trabalho em terapia de casal: 

• Promoção
• Prevenção
• Tratamento

A promoção refere-se à saúde emocional e à descoberta de recursos individuais ou relacionais capazes de produzir novas formas de bem-estar.

A prevenção visa trabalhar com aspectos presentes na relação conjugal que podem ser modificados ou melhorados, evitando o aparecimento de sintomas.

O tratamento aplica-se ao casal cuja vitalidade conjugal já não é mais capaz de operar mudanças satisfatórias na vida em comum.

A psicoterapia de casal pode trabalhar nos três focos, no entanto, cada casal encontra-se num tempo de convivência e apresenta uma necessidade mais evidente de trabalho.

As histórias familiares são tecidas de diversas formas: algumas possuem vínculos firmes e laços resistentes, são contínuas e promovem a sensação de pertencimento. Outras histórias são atravessadas pela descontinuidade, pela ausência, pelo temor, vergonha ou material não confessável.

Com heróis ou vilões, cada família apresenta seu próprio desenho.

As imagens a seguir representam associações entre dinâmicas familiares e diferentes tecidos. São apenas descrições feitas a partir de nossa vivência. Na prática, toda família é muito mais rica em potencial e possibilidades que qualquer definição que possamos fazer.

Tessituras firmes

tessitura firme

Este tecido firme e harmônico simboliza uma trama familiar bem entrelaçada e fortalecida. Caracteriza famílias nas quais cada elemento do grupo tem seu espaço e função bem definidos. São famílias que crescem como um todo e promovem o desenvolvimento de cada integrante. Podem ser simbolizadas por uma tessitura firme como este desenho.

Tessituras desgastadas

tessitura desgastada

Este tecido retrata famílias que sofreram traumas não recuperados. A dor é vivida como desagregadora. A família não opera novos vínculos, não resignifica o passado. Possui baixo índice de resiliência. O sofrimento deixa lacunas e enfraquece o desenvolvimento familiar.

Pontos que não se encontram

pontos que nao se encontram

Essa imagem faz referência a sujeitos presentes na configuração familiar sempre discordantes entre si, muitas vezes vivem em oposição, não se unem em ideais mas também não se separam. Essa imagem em paralelo pode sinalizar uma não comunhão. Andar ao lado sem estar com.

Nós que não se desatam

nós que não se desatam

Os nós estão presentes no ciclo vital da família e podem representar bloqueios e impedimentos. Aqueles que não se desatam comprometem a configuração familiar harmônica, causando muitas vezes uma equação polarizada entre os sujeitos: sobrecarregado/folgado ou perseguidor/perseguido. Pode levar, em casos mais graves, à co-dependência.

Espaços vazios bem configurados

espaços vazios bem configurados

Esta trama simboliza a permissão para a criatividade, para o silêncio, para a ausência, a permissão para o que ainda não foi construído. É o tempo operando sua função. Espaços vazios bem configurados moldam o espaço para o que pode vir a ser.

 Espaços corroídos

espaços corroidos

Esta configuração lembra histórias familiares cujas vivências, num determinado período, causaram rompimento de vínculos, sofrimentos não reparados, afastamento, descontinuidade, interrupção. Integrantes desse desenho podem apresentar sensação de estranheza e não pertencimento ou podem elaborar a ruptura e se tornarem, por exemplo, agentes mediadores ou conciliadores e construírem pontes em várias funções sociais. Tudo depende da forma de elaboração do trauma.

Ocorrências que se repetem em gerações

ocorrencias que se repetem

Nessa imagem, o fio que perpassa as colunas deixa seu rastro em cada uma delas. As colunas podem ser consideradas as gerações e o fio, uma ocorrência repetitiva, como por exemplo mortes por acidentes, histórias de alcoolismo, doenças mentais graves, suicídios. As repetições dessas ocorrências em várias gerações as atravessam como profecias. Fatos que aconteceram na primeira geração e se repetiram na segunda podem alcançar a terceira geração como uma profecia a ser cumprida. No entanto, as profecias podem ser transformadas, quando a "herança" é metabolizada.

Tecidos remendados com pontos firmes

tecidos remendados com pontos firmes

Esse tecido traz a imagem de um pano desgastado e remendado com pontos firmes. 
Podemos associar à imagem do tecido corroído, famílias cuja figura central perdeu sua função por adoecimento, velhice, loucura... 
Já os pontos firmes sinalizam outros elementos presentes na família que se desdobram para manter a coesão familiar. 
Frequentemente essa dinâmica familiar apresenta um lugar mítico que deve se perpetuar, independentemente de quem o ocupe.

Rede de apoio familiar

rede de apoio familiar

É o entorno social que vitaliza e garante vida do grupo familiar: vizinhos, família extensa, amigos, comunidade religiosa, escola, hospitais, creches... Somos todos nós, quando sustentamos o lugar de apoio e responsabilidade social.

Famílias sem rede

familias sem rede

É o fim DE LINHA, fim DA LINHA, ausência de continuidade, desamparo social. É a cena que se repete quando deixamos de cumprir nossa parcela de responsabilidade em relação ao outro.

 

A função da Terapia Familiar é fazer circular o tecido familiar (a história da família) nas várias mãos que o compõem. É permitir a identificação de rasgaduras, buracos, pontos de união, fibras fortalecidas. É permitir a formação de novos desenhos na medida da possibilidade de cada integrante dessa história, incluindo a condição do profissional.

Dispomos de equipe de profissionais especializados em terapia da família e casal.

Dica: Ao procurar psicoterapia de família ou casal, certifique-se se o profissional está devidamente credenciado nos órgãos que regularizam esta especialidade.

Profissionais credenciados são sérios, estudiosos e comprometidos com a profissão.

Marcar entrevistas pelo tel: (32)99967.1361

ITMG

Em 2007, finalizado o mestrado em Psicologia Clínica (PUC-Rio), Denise Magalhães de Faria, psicóloga, observou a necessidade de construir um lugar de estudo articulado à prática social na área de família, em Juiz de Fora, sua cidade natal.

Institucional
  • Instituto
  • Psicoterapia
  • Cursos
  • Equipe
Newsletter

Cadastre-se em nosso site e receba nossas novidades.

Credenciamento

Rua Halfeld, nº 414/ sala 703 – Centro - Juiz de Fora (MG) - CEP: 36010-000 TEL: (32) 99967-1361